O processo de canibalização de pallets de madeira sucateado visa desmontar e reaproveitar a madeira que esteja boa dos paletes classificados como sucateados na substituição das peças de madeira que precisem de substituição / troca dos paletes quebrados.
Essa forma de reforma de palete pode gerar um aumento do índice de perda de pallet, pois caso a madeira das sucatas não seja suficiente para substituir as madeiras dos paletes quebrados, pode ser necessário “canibalizar” também pallets bons ou então fazer compra de madeira nova para reposição.
O índice de perdas / sucateamento é estimado e calculado por pessoal tecnicamente qualificado da Reforme Paletes, podendo variar de 15 a 30% do total selecionado para ser reformado, dependendo da forma de utilização e armazenagem dos pallets por parte do cliente.
Classificam-se como sucata de paletes de madeira os pallets que precisem de reposição acima de três peças de madeira, que estejam com a tábua de ligação do toco quebrada “vulgo liga toco ou alma do palete”, que estejam coma a longarina / barrote quebrado, ou então que estejam contaminados ou que a maior parte da madeira do pallet seja classificada como “PODRE / INAPROVEITÁVEL”.